Para seguir as notícias e a rede de organizações que estão mapeando e apoiando esta iniciativa, acompanhe o #tretaqui nas redes sociais

Denunciar discurso de ódio nas redes é um ato político!

Candidaturas e partidos têm baseado suas campanhas eleitorais em discursos de ódio e discriminatórios, como forma de criar uma base de apoio político. Tal prática é contrária à disputa democrática e às normas protetivas de direitos humanos, além de acirrar o cenário de violência contra grupos minorizados tanto nos pleitoseleitorais, quanto na sociedade.

 

O tretaqui.org é uma iniciativa de um conjunto de entidades para facilitar a judicialização de manifestações de violência de gênero nas redes sociais e politizar esse tipo de discurso, talvez até criando jurisprudência. Todas as denúncias recebidas neste site serão encaminhadas automaticamente para o Ministério Público Federal, por meio de um sistema criado pela ONG SaferNet e adaptado pela Coding Rights para ser disponibilizado para esta campanha.

 

Para denunciar é fácil, basta selecionar selecionar os tipos de conduta que quer denunciar e adicionar o link que evidencia tal conduta. São três clicks e pronto: você vai receber um protocolo para seguir o andamento da denúncina no Ministério Público Federal. É anônimo, é fácil e é denúncia!

Ao desenvolver atividades próprias relacionadas às eleições de 2018, ficamos cada vez mais preocupadas com a garantia de um ambiente político seguro, não discriminatório contra grupos minorizados.

 

Acreditamos que denunciar discurso de ódio é uma atividade política, por isso, se você faz parte de uma candidatura ou notou canditados usando dessas táticas discriminatórias na rede: tretaqui!

Quem organiza a campanha?

Tretaqui.org é uma iniciativa das seguintes entidades da sociedade civil brasileira que trabalham com temas de representatividade política de mulheres, pessoas negras, LGBTs, participação cidadã e direitos humanos nos meios digitais:

 

58F440B511185D7E.png
deFEMde.png
cidadania inteligente.png
votelgbt.png
LOGO_InternetLab_HORIZ-preto_vermelho_PT
logo-GN-fundo-transparente.png
Screen Shot 2018-09-18 at 16.59.20.png