Denunciar discurso de ódio nas redes é um ato político!

discurso de ódio e desinformação nas eleições não dá

É anônimo. Ninguém vai chegar até você.

 

É fácil. São apenas três passos!

É denúncia. Você ajuda a combater discurso de ódio e desinformação nestas eleições.

Nas eleições de 2018, descobrimos que o ódio e a desinformação dão voto…

Candidaturas e partidos têm feito campanhas baseadas na discriminação, na disseminação de notícias falsas e no ataque a candidaturas de grupos minorizados e que defendem os direitos humanos. Isso só prejudica a nossa democracia.

 

O Brasil é um dos países que mais mata ativistas de direitos humanos e políticos. Estes ataques a políticos, por meio do ódio e da desinformação, são uma forma de violência política. Ela pode acontecer antes, durante e depois das eleições, afetando candidaturas ou mandatos eleitos. Podem ser desde atos de violência explícita (agressões físicas e ameaças), até ataques na mídia e nas redes sociais. Quem ataca quer que se silenciem ou que saiam da política. Quem é atacado são justamente aqueles que não ocupam o poder: mulheres, pessoas negras, indígenas, jovens e LGBT+. 

Para fazer frente a isso, criamos o TretAqui.org, uma plataforma que coleta denúncias de candidaturas atacando e sendo atacadas com discurso de ódio e desinformação. E o que a gente faz com isso? Em 2018, encaminhamos estas denúncias à Organização dos Estados Americanos, uma organização internacional, da qual o Brasil faz parte, e que estava acompanhando de perto as nossas eleições. Aqui você confere o relatório que a gente mandou e o relatório da missão eleitoral da OEA.

O que vamos fazer nas eleições de 2020?

Gerar dados sobre as diferentes formas de ataque durante as eleições, dentro e fora das redes, e cobrar respostas das autoridades eleitorais.

É preciso levar o discurso de ódio nas eleições a sério, com respostas rápidas, que garantam a nossa democracia.

Acreditamos que denunciar discurso de ódio e desinformação nas eleições é um ato político. Por isso, se você notou candidatos praticando violência política: Tretaqui!

Apoio

Quem organiza a campanha?

Tretaqui.org é uma articulação de entidades da sociedade civil brasileira que trabalham com temas de representatividade política de mulheres, pessoas negras, LGBT+, participação cidadã e direitos humanos nos meios digitais, composta por:

 

Para seguir as notícias e a rede de organizações que estão mapeando e apoiando esta iniciativa, acompanhe a hashtag #tretaqui nas redes sociais